SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Prefeitura Municipal de Bela Vista do Toldo realizou através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social, na tarde desta quinta-feira, 06 de agosto, no Centro de Eventos Oscar Pereira, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que trouxe como tema “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo a 2026” tendo o lema: Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026. “O SUAS que temos e o SUAS que queremos. ”

A mesa de autoridades foi composta pelo Secretário Municipal de Administração e Finanças Sr. Mario Cesar Corrêa, na ocasião representando o Prefeito Municipal Gilberto Damaso da Silveira, pelo Secretário de Assistência Social Sr. Dauvã Mizwa, Sra. Siomara Izabel Stelzner Damaso da Silveira representando os Vereadores do Município, Sr. Miguel Edival Melniski presidente do Conselho de Assistência Social e a Sra. Denise Cardoso, Mestre em Serviço Social e palestrante do evento.

No início da conferência tivemos apresentações dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, contando com uma mensagem de otimismo que foi musicalizada e apresentação de ritmo e canto.

Os eixos da conferência se basearam no desafio da construção de um mundo mais justo, em um tempo de amplas desigualdades, generalização da violência, miséria e regressão de direitos, tudo isso imposto pela sociedade de classes em seu contexto capitalista. Tempos desiguais que nos convidam ao adensamento das lutas que possamos garantir a construção de uma sociedade emancipada humanamente. A amplitude dessa luta diz respeito à construção de estratégias coletivas junto a classe trabalhadora, devemos dizer não a toda e qualquer forma de violação dos direitos humanos, das diversas formas de opressão e de exploração.

Desta conferência saiu dois delegados, sendo um governamental e um não governamental, os quais participaram da X Conferência Estadual de Assistência Social, que tem data prevista para acontecer entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro deste ano.

As conferências têm caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.