Apresentação

Data da Fundação: 16 de abril de 1994

Gentílico: bela vistense

Área Territorial: 535,682 km² [2021]

População estimada: 6.386 pessoas [2021]

Densidade demográfica: 11,16 hab/km² [2010]

Escolarização 6 a 14 anos: 98,9 % [2010]

IDHM Índice de desenvolvimento humano municipal: 0,675 [2010]

Histórico

Na sua história, antigamente, tudo era sertão. Viviam no local apenas índios e jagunços, que não possuíam paragem fixa e se hospedavam em toldos feitos por eles mesmos. Por volta de 1908, chegaram à região os primeiros moradores vindos de outros estados e de várias cidades vizinhas como Joinville, São Bento do Sul, Papanduva, Itaiópolis e outras; a maioria descendente do continente europeu, de países como a Alemanha, Itália, Polônia entre outros.
Os primeiros colonizadores foram João e Camilo Corrêa e Estanislau Schumann que viveram e firmaram suas raízes neste município. A posse das terras era tomada de forma que quem chegasse ia demarcando e adquirindo-as para si, onde fixavam suas raízes, da qual mais tarde bastava requerê-las para se tornarem legítimos proprietários. Andavam por pequenos carreiros, os quais aos poucos foram se tornando estradas. Com o passar do tempo, foram se formando pequenos vilarejos, nos quais se construíram igrejas, escolas, casas de comércio, serrarias, fábrica de erva-mate, novas casas, etc.
O nome de Bela Vista do Toldo originou-se por razão da bela vista que se tinha ao olhar dos pontos altos do município, avistando-se os toldos que ali existiam.

Formação Administrativa

A região pertencia ao Município de Canoinhas e em 12 de janeiro de 1957 foi criado o Distrito de Bela Vista do Toldo. Através da Lei Estadual nº 9.536/1994 de 16 de abril de 1994, foi criado o Município de Bela Vista do Toldo, desmembrado do Município de Canoinhas, constituído pela área territorial do Distrito do mesmo nome.