AVANÇOS NA SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO

 

NOVOS AVANÇOS NA SAÚDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO

Mais duas unidades de saúde ganham investimentos são mais de R$ 150 mil reais aplicados

 

Pensando em atender o cidadão belavistense perto de sua casa, a atual administração investe nos postos de saúde do interior do município, aonde através dessas aplicações de recursos vem realizando a descentralização nos atendimentos, são várias obras de reformas e ampliações executadas, a exemplo de Colônia Ouro Verde as comunidades de Serra do Lucindo e Rio da Areia de cima ganharam novas unidades, agora a secretaria fortalece seus atendimentos oferecendo mais conforto e agilidade no momento em que o paciente é atendido, e ainda a unidade central adquiriu o aparelho de tele medicina para atender os procedimentos de cardiologia, são cerca de R$ 900 mil reais aplicados na saúde pública da população, além das obras novos equipamentos foram adquiridos como; quatro novos equipo odontológicos realizando uma verdadeira revolução no atendimento da saúde bocal de toda população.  

 

APARELHO DE TELE – MEDICINA

 

  A secretária municipal da saúde conta desde agosto de 2007 com aparelho de Tele-Medicina instalado na unidade central de saúde, equipamento que realiza exames eletrocardiogramas (exames do coração) em questão de minutos, sendo que o resultado é enviado pela internet para Florianópolis. O resultado volta em menos de 72 horas através de e-mail, com todos os detalhes técnicos e médicos para conhecimentos do paciente. A tecnologia é de primeiro mundo, essa aparelhagem foi adquirida por meio da secretaria estadual de saúde.

 

PROJETO DE AMPLIAÇÃO

 

      A atual administração trabalha o projeto de ampliação da unidade de saúde central, que seria 500m2 de corpo físico, o objetivo é a construção de salas para fisioterapia, psicologia, raio-x, ultrasom, exame de diagnóstico, gestantes, vigilância sanitária, e uma sala de reuniões para quarenta pessoas. A meta desse projeto é oferecer a melhor estrutura de atendimento para a população. Os recursos estão sendo pleiteados para execução ainda este ano.

TFONOAUDIOLOGIA

 

Há cinco anos nosso município oferece o serviço de Fonoaudiologia para a comunidade, na unidade básica de saúde central, atendendo uma demanda de aproximadamente 100 consultas/mês, para pacientes de diversas patologias.

Além do atendimento clínico também são realizadas palestras e orientações para a comunidade, com o objetivo transmitir informações das quais muitas vezes apesar de importantes a população desconhece, como relata a Fonoaudióloga Marielen  responsável pelo bom desenvolvimento deste trabalho.

 

E você cidadão Belavistense, sabe que é Fonoaudiologia e como trabalha este profissional?

 

 

 QUE É A FONOAUDIOLOGIA?

 

 

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objetivo de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.

Atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica, atendendo desde pacientes recém nascidos, crianças e adolescentes, até a idade adulta e terceira idade, dos quais apresentam as mais diferenciadas patologias.

 

ONDE O PROFISSIONAL FONOAUDIÓLOGO PODE TRABALHAR?

 

 

Em Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios de Especialidades, Hospitais e Maternidades, Consultórios, Clínicas, Atendimento Domicílio e Atendimento Domicílio Especializado (Home Care), Asilos e Casas de Saúde, Creches e Berçários (estimulação essencial), Escolas Regulares e Especiais, Instituições de Ensino Superior, Empresas, Meios de Comunicação, Associações, entre outros locais, objetivando a melhora da qualidade de vida, reabilitação e evolução do paciente que está recebendo o atendimento.

 

QUANDO PROCURAR UM FONOAUDIÓLOGO?

– Quando a criança demorar  falar, pois com 1 ano e 6 meses a criança já consegue emitir alguns sons e palavras isoladas;

– Quando a criança parecer distraída;

– Quando perceber que seu filho está com dificuldade para escutar, não responde quando é chamado, precisa aumentar o volume ou chegar perto da televisão/ rádio para escutar;

– Quando a criança, jovem ou adulto se queixa de dificuldade para escutar;

– Quando a criança faz trocas de letras para falar ou escrever;

– Quando a criança apresentar dificuldade no aprendizado ao estar em idade escolar;

– Quando a criança possui dificuldade para iniciar o diálogo;

– Se apresentar possui o hábito de respirar pela boca;

– Se apresentar gagueira;

– Se apresentar voz rouca e/ou períodos sem voz;

– Se o bebê recém nascido apresentar dificuldade para sugar (mamar);

– Quando a criança, jovem ou adulto apresentar dificuldade para engolir algum tipo de alimento (líquido, sólido, pastos) e/ou engasga-se facilmente;

– Paciente que sofreu Derrame (AVC – Acidente Vascular Cerebral), que comprometeu comunicação e ou alimentação;

– Se o paciente apresenta alguma Síndrome, a qual compromete a comunicação;

– Se o paciente sofreu Paralisia Facial;

-Se o paciente sofreu TCE (Traumatismo Crânio Ecefálico) com comprometimento na comunicação ou na alimentação;

– Se o paciente apresentar problemas Neurológicos: Mal de Parkinson, Problemas degenerativos, Paralisia Cerebral, etc.

INCLUA UMA CONSULTA FONOAUDIOLÓGICA NA SUA ROTINA!!!

                                       Marielen Aparecida Revay

                                        Fonoaudióloga

                                        CRFª/SC 8478