APRESENTAÇÃO DE PEÇA TEATRAL EM BELA VISTA DO TOLDO

TRÂNSITO NO PALCO

A Prefeitura de Bela Vista do Toldo, através da Secretaria de Educação e Cultura, oportunizou aos alunos do município peça teatral no dia 14 de abril, estando o evento inserido dentro das atividades da IV Festa da Colheita, a qual é comemorativa ao 14º aniversário da cidade, que aconteceu no período de 11 a 16 de abril de 2008.

Foi a primeira apresentação de uma peça de teatro profissional na cidade, e sendo desta forma , mobilizou toda a comunidade escolar, onde se fizeram presentes no evento estudantes de todas as localidades do município, e muitos viajaram vários quilômetros para chegarem ao local da apresentação. Temos como exemplo a comunidade de Pinhalzinho, distante 35 quilômetros do centro da cidade, alunos estes que pertencem a um assentamento e até então nunca tiveram oportunidade de assistir a uma peça teatral.

Também foi apresentada a noite para o público em geral a peça "Na boca da noite", esta rica em detalhes onde traz à cena duas personagens, Degrauzinho é um bandido e Valdevino, guarda noturno de um teatro. Os dois vêm de realidades completamente opostas e ao mesmo tempo iguais.

As apresentações são de qualidade indiscutível e, portanto apostamos nesta idéia porque acreditamos que a educação e cultura são os meios mais eficazes da transformação da sociedade.

Espetáculo itinerante "Calota e Gasolina" alia arte e educação para conscientizar sobre os riscos do trânsito e comportamentos seguros.

Promover a educação de trânsito usando argumentos lúdicos e mexer com a imaginação do espectador. Esta é a proposta do espetáculo "Calota e Gasolina em Trânsito", que percorre diversas cidades levando como mensagem a importância de respeitar as regras de trânsito para evitar acidentes e mortes. As apresentações são patrocinadas pela Volvo e pela Perkons, empresa especializada em equipamentos gestão e segurança no trânsito.

Desde 2004, o espetáculo itinerante já passou 435 municípios do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, e foi visto por mais de 600 mil pessoas. A peça voltada ao público infanto-juvenil e tem como foco principal as apresentações em escolas, mas pode ser vista por pessoas de qualquer idade.

O espetáculo é encenado pela Companhia de Teatro GG Proarte. No elenco, os atores Santos Chagas, como Gasolina e Antônio Cândido, como Calota. A direção é de Gelson Schimanski.

Para complementar as lições do espetáculo, tirar dúvidas e ampliar a discussão sobre o que foi apresentado durante a encenação, os professores recebem uma cartilha para continuar o trabalho educativo em sala de aula.

"O envolvimento com a comunidade através de ações na área de segurança de trânsito é prioridade para a Volvo; visto que Segurança é um dos valores fundamentais da marca. Através dessas ações contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes da importância de se adotar comportamentos seguros e se respeitar o trânsito", explica a coordenadora do projeto na Volvo do Brasil, Anaelse Oliveira.

O espetáculo tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e foi premiado pelo VI Prêmio de Educação para o Trânsito do DENATRAN.