O que é CONSEA

 

 

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição. Instalado no dia 30 de janeiro de 2003, o Conselho tem caráter consultivo e assessora o Presidente da República na formulação de políticas e na definição de orientações para que o país garanta o direito humano à alimentação.

O CONSEA estimula que a sociedade participe da formulação, execução e acompanhamento de políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Considera que a organização da sociedade é uma condição essencial para as conquistas sociais e para a superação definitiva da exclusão.

Inspirado nas resoluções da II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em março de 2004, o CONSEA trabalha sobre diferentes programas, como a Alimentação Escolar, o Bolsa Família, a Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, a Vigilância Alimentar e Nutricional, entre outros.

O CONSEA (gestão 2004/2006) é formado por 57 conselheiros – 40 representantes da sociedade civil organizada e 17 ministros de Estado e representantes do Governo Federal, além de 16 observadores convidados. O presidente do CONSEA, Chico Menezes é um representante da sociedade. É pesquisador e diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). E o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias é o secretário do órgão, que tem como patrono o cientista social Josué de Castro, pioneiro das abordagens científicas sobre o fenômeno da Fome.

 

Este Projeto de Alimentos da Agricultura Familiar esta implantado no nosso município.

Como irá funcionar; pois são os agricultores do nosso municpio que iram  produzir os produtos, o Consea faz um contrato com a Conabe pois ela que passa o recurso financeiro para o Consea repassar para os agricultores.

Colaboração: Ivanilda Liler