Assistência Social,sempre ajudando nossos Municipes.

Secretaria de Desenvolvimento e Bem Estar Social

Missão: "Compete a Secretaria de Desenvolvimento e Bem Estar Social implantar e implementar a política pública de assistência social nos termos da Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, zelando pelo atendimento das expressões da questão social nos segmentos da família, criança, do adolescente, do idoso, do deficiente, da organização comunitária para o desenvolvimento social."

Serviços e Programas Sociais:

Os Serviços e Programas Sociais oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Bem Estar Social contam com atendimentos de uma equipe de trabalho comprometida com as pessoas que procuram ajuda ou orientação para enfrentamento de seus problemas.

Abaixo relacionamos os programas existentes e que estão à sua disposição.

São eles:

• Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI: o objetivo deste é retirar adolescentes, de 07 a 16 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre. Desenvolve atividades de reforço escolar, prática de esportes, horticultura/floricultura e artesanato, além de higiene, educação, saúde.
  • Programa da melhor Idade: tem como objetivo apoiar as iniciativas de integração em grupos, desenvolvendo atividades recreativas, culturais e de lazer.
  • Programa Bolsa Família: é uma proposta de transferência de renda destinado às famílias em pobreza. Hoje são atendidos no município 330 Famílias.
  • Programas Habitacionais: objetiva a melhoria nas condições habitacionais da população baixa renda. O programa e desenvolvido em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina – COHAB.
  • Programas de auxílios circunstanciais e emergenciais: tem o objetivo de atender famílias com auxílio de alimentação, fraldas geriátricas, passagens, auxílio funeral, auxílio óculos melhorando as condições de vida da população. Os atendimentos são realizados através de estudo sócio-econômico pelo serviço social.
  • Fornecimento de suplemento alimentar para crianças baixo-peso: atendimento com leite a criança em situação de desnutrição e à família, com alimentos, em situação de vulnerabilidade social (desemprego, doença, apoio emergencial em outras circunstâncias da vida que necessite de ajuda para superação do problema).
  • Fornecimento de um Kit Bebe: doação de uma bolsa para a puerpera que realizou o pré-natal, contendo roupas e material de higiene para o bebe.
  • Acompanhamento das crianças matriculadas na creche "Raios de Sol".
  • Projeto Mães Artesã: Estimular e desenvolver atividades de artesanato visando o fortalecimento da renda familiar e o planejamento do orçamento.

Outras ações desenvolvidas na cidade e na área rural, as quais a população poderá se integrar ou recorrer.

• Conselho Municipal de Assistência Social,
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,
  • Conselho Tutelar,
  • Conselho Municipal do Programa Bolsa Família.

Equipe de Trabalho:

• Diretora da Assistência Social