A PREFEITURA DE BELA VISTA DO TOLDO REALIZARÁ EXPEDIENTE INTERNO A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA (18/03/2020) COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS (COVID-19).

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Bela Vista do Toldo/SC informa que os serviços não essenciais prestados à população ficarão suspensos pelos próximos 7 (sete) dias, em consonância com o Decreto Estadual n° 515/2020, com expediente interno e possibilidade de home office, número reduzido de servidores e escalas de trabalho alternadas durante todo o período.

Alerta-se que o Setor de Bloco de Notas da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural permanecerá com expediente normal, com adoção de todas as medidas cabíveis ao enfrentamento da pandemia.

Ressalta-se que os seguintes servidores públicos municipais estão dispensados do trabalho presencial para cumprirem suas funções em casa (com exceção dos servidores da saúde):

– que apresentam doenças respiratórias crônicas;

– que coabitam com idosos que apresentam doenças crônicas;

– com 60 anos ou mais;

– que viajaram ou coabitam com pessoas que estiveram em outros países nos últimos 7 (sete) dias;

– que possuem filho(s), enteado(s) ou menor (es) sob guarda em idade escolar;

– gestantes; e

– portadores de imunossupressão.

Estagiários serão dispensados também.

A Secretaria Municipal de Saúde estará atuando por intermédio de serviços de urgência e emergência, além de tratamentos e consultas oncológicas, ficando as Unidades de Saúde abertas normalmente. O transporte de pacientes para consultas eletivas em outros municípios também permanece suspenso.

A orientação é no sentido de que os munícipes procurem a unidade de saúde central apenas em caso de real necessidade, auxiliando, assim, o bom funcionamento das medidas de combate ao vírus.

Quanto ao comércio, podem ser mantidos abertos os seguintes locais:

– Supermercados, açougues e afins, desde que não ofereçam consumo no local;

– Postos de combustível, desde que as lojas de conveniência para fins de consumo no local não fiquem abertas;

– Restaurantes que possuam serviço de entrega, sistema de delivery, poderão atuar desde que exclusivamente nesta modalidade, sem atendimento ao público no local.

– Farmácias;

Ainda, estão mantidos os seguintes serviços essenciais:

– empresa de tratamento e abastecimento de água;

– geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;

– assistência médica e hospitalar;

– funerárias;

– captação e tratamento de esgoto e lixo;

– telecomunicações;

– processamento de dados ligados a serviços essenciais; e

– segurança privada.

Orienta-se a população no sentido de que não adotem medidas extremas, tais como realização de estoque de grande quantidade de alimentos e afins, uma vez que os serviços considerados essenciais serão mantidos, e também para que não haja risco de desabastecimento momentâneo e eventual superfaturamento de produtos.

Previnam-se: a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, sigam as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

Ainda, alerta-se ao cuidado com a divulgação e compartilhamento de Fake News, as fontes de informação deverão ser cuidadosamente analisadas.

Por fim, informa-se que tão logo haja alteração do cenário, novas medidas serão anunciadas, com a possível retomada normal dos serviços ou prorrogação da suspensão.

Publicado por: Assessoria de Comunicação.