SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E BEM ESTAR SOCIAL

PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE LEITE

Através desse programa a secretaria municipal de bem estar social, entregou às famílias carentes do município ao longo deste do ano cerca de 1 latas/pacotes de leite, atendendo assim, a necessidade de alimentar crianças em estado de desnutrição, em alguns casos de enfermidade onde são distribuídos tipos especiais de leite para amamentação.

PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS

Fornecemos durante o ano 2007 cerca de 280 cestas básicas, atendendo várias famílias carentes do interior e sede do município, lembrando que este programa não atende beneficiários do Programa Bolsa Família, e sim exeções por motivos diversos essas famílias ficaram impossibilitadas de trabalhar, no período em que foi fornecido este beneficio.

PETI BELAVISTENSE

Este programa também recebeu investimentos e melhorias, reforma e ampliação em sua estrutura escolar os investimentos foram de R$ 12 mil reais.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, programa esse do Governo Federal, mas sob responsabilidade da Prefeitura Municipal atende na Escola Municipal Terezinha Correa Agostinho, na localidade de Arroio Fundo, 70 crianças de 07 à 15 anos. O objetivo do PETI é a retirada de crianças do trabalho em idade escolar, que pelo fato das famílias serem de baixa renda estavam trabalhando na Agricultura, essas famílias recebem uma bolsa de R$ 25,00 por criança.

Na jornada onde freqüentam as crianças, trabalham as monitoras e são oferecidas aulas artesanais, de reforço escolar, educação física, também com lanche e almoço. O período de permanência dos alunos é meio período, para que no restante do dia eles possam freqüentar o ensino regular.

Assim o PETI passou a ser um elo entre alunos e professores, pois se criou um vínculo de amizade, confiança, respeito, cumplicidade e honestidade.

PROJETO MÃES ARTESÃS

Em parceria com o Banco Real este projeto atende 30 mães de crianças matriculadas na Creche Raios de Sol, oferecendo atividades artesanais visando o fortalecimento de renda e inclusão social, projeto este desenvolvido em parceria com as mamães dessa comunidade, através desse; estas famílias são acompanhadas recebendo palestras mensais sobre: planejamento familiar, noções básicas de higiene, sustentabilidade, cidadania e implantação de hortas e jardins familiares. E ainda, são realizadas visitas domiciliares a fim de incentivar o retorno dos pais aos estudos na educação de adultos, proporcionando desenvolver o conhecimento e auto-estima.

Obtendo com este projeto resultados surpreendentes com as famílias, pelo interesse delas com os trabalhos artesanais e o compromisso com palestras e reuniões.

CADASTRO ÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Através do setor responsável pelo cadastro único e Bolsa Família, está permanentemente realizando atualizações das informações das famílias que vem recebendo o benefício desde o início deste programa. Cumprindo a exigência do Governo Federal em atualizar estes cadastros uma vez a cada (2) dois anos, as famílias hoje inclusas são chamadas para que esse procedimento seja executado visando a permanência do benefício com a família.

Além das atualizações todos os procedimentos técnicos que envolvem esse programa são executados ao longo do ano.

Destaque-se que no momento 328 famílias estão incluídas no programa, o município encontra se com sua meta de atendimento ultrapassando 100%, onde de acordo com a estimativa de famílias pobres é de 315, razão da dificuldade em incluir novas famílias no Programa.