Grupo de Turismo viaja!

Grupo de Turismo Rural faz visita técnica á Garibaldi e Bento Gonçalves / RS.

Integrantes do grupo de turismo rural de Bela Vista do Toldo fizeram visita técnica ao Rio Grande do Sul para troca de experiências nos dias 29,30/06 e 01/07. O objetivo do intercâmbio é conhecer experiências de circuitos organizados, nos municípios de Bento Gonçalves (Rota das Pedras) e Garibaldi (Rota do Sabor).

A Rota das Pedras tem este nome devido à cultura dos imigrantes italianos que construíam suas casas com pedras que tiravam de suas terras liberando a área para o plantio da uva.

A Rota do Sabor foi criada para que os moradores da região de Garibaldi pudessem oferecer aos turistas produtos de suas propriedades e a culinária italiana, e com isso  buscassem também mais uma alternativa de renda. O resultado desta viagem traz não somente ao grupo de turismo experiência empreendedora, mas sim uma experiência vasta em cultura.

Dentre os lugares visitados podemos destacar em Bento Gonçalves a "Casa de Pedra" construída em 1880 para ser uma vinícola, mas que serviu de residência para a família "Strapazzon" por algum tempo. Foi cenário para a gravação do filme O Quatrílho e a minissérie Quinto dos Infernos.

Garibaldi além dos monumentos histórico encantadores, chama atenção pelas vinícolas artesanais, que somam sessenta em uma cidade que possui em torno de 30.000 mil habitantes.

Esta viagem faz parte da parceria entre a Prefeitura Municipal de Bela Vista do Toldo e do Colégio Luterano Bom Jesus IELUSC de Joinville, o qual vem ao longo dos últimos dois anos orientando os agricultores de Bela Vista do Toldo na organização do TRAF (Turismo Rural na Agricultura Familiar).