ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

– TÉCNICO EM GESTÃO DA PROPRIEDADE RURAL –

No mês de maio os Alunos do Ensino Médio Profissionalizante, maiores de 16 anos, participaram por dois dias do Curso de EMPREENDEDORISMO RURAL, oferecido pelo SENAR.

Acreditar no jovem e investir no enorme potencial que esse grupo tem para inovar e transformar a realidade deve ser o objetivo de todos em prol de um desenvolvimento sustentável de toda região.

O desafio é grande. Afinal, o jovem – entendido como o indivíduo entre 16 e 24 anos – muitas vezes, não tem incorporado ainda a verdadeira importância do ato de aprender.

Nós, da EEB Estanislau Schumann, trabalhamos com a firme convicção de que os jovens têm condições e disposição para ocupar lugar estratégico na criação e implementação de oportunidades locais de desenvolvimento.

Ao oferecer aos alunos o Curso de Empreendedorismo Rural (assim como, outros cursos) buscamos multiplicar soluções criativas que atendam as expectativas da família e do nosso território rural, tendo os jovens como multiplicadores de ações que favoreçam o desenvolvimento humano e social sustentável.

A partir dessa edição, o INFORMATIVO ESTANISLAU SCHUMANN, estará dispondo de informações aos Produtores Rurais sobre agricultura e pecuária a fim de multiplicar conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento regional. A nossa primeira matéria é sobre:

GERENCIAMENTO NA ATIVIDADE LEITEIRA

O maior objetivo do produtor de leite é utilizar os recursos produtivos disponíveis na propriedade (terra, capital e trabalho), de modo a obter a maior margem líquida possível, de modo a garantir renda familiar adequada sem dispor de um investimento expressivo.

A atividade leiteira é complexa e requer cautela do empreendedor em suas tomadas de decisão. A seguir estão listados alguns pontos considerados muito relevantes para se obter sucesso com essa atividade:

1. Competente assistência técnica;
  2. Conhecimento e uso correto de tecnologias;
  3. Gerenciamento em todos os processos da atividade;
  4. Mão-de-obra treinada e compromissada;
  5. Conhecimento dos mercados para realizar negociações mais vantajosas.

Para que a atividade leiteira tenha maiores possibilidades na obtenção de sucesso econômico, com boa remuneração do capital investido é necessário:

1. Alimentação correto para os animais (pastagem, menor custo)
  2. Produtividade da mão-de-obra;
  3. Produtividade das vacas;
  4. Produtividade da terra;
  5. Remuneração na atividade.

Fonte: Aloísio Teixeira Gomes – Pesquisador da Embrapa Gado de Leite

Queremos destacar que no mês de MAIO a Escola recebeu do Governo Federal, em virtude do Ensino Médio Integrado: 01 fotocopiadora (máquina de xérox), 01 projetor multimídia (data show), 01 tela para projeção, 100 livros de pesquisa, 170 livros de literatura, entre outros equipamentos.