Programa Pulsar

E-MAIL: saude.bvt@sulbbs.com.br

PROGRAMA: "PULSAR"

OBJETIVO GERAL:

Este Programa tem por finalidade um trabalho multidisciplinar que visa proporcionar um acompanhamento e preparação às mães gestantes em seu ciclo gravídico-puerperal, orientando-as e possibilitando-as uma vivência mais equilibrada de todas as manifestações e alterações físicas e emocionais que ocorrem nesse período.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Desenvolver a auto-percepção da gestante em relação ao bebê;
  • Oportunizar as gestantes sanarem dúvidas em relação à gravidez, parto e puerpério;
  • Proporcionar as gestantes conhecimentos sobre as fases de desenvolvimento embrionário e emocional do bebê;
  • Orientar as gestantes sobre os procedimentos da maternidade;
  • Oferecer subsídios práticos e teóricos para a preparação ao parto;
  • Buscar a integração e participação do pai e da família durante a fase gestacional.

JUSTIFICATIVA:

A gestação é um período de consideráveis transformações, tanto a nível orgânico para a mulher, quanto emocional para ela e a família, período este que traz novas atitudes e responsabilidades. Embora nem sempre pensada e planejada de modo claro e explícito, pode-se considerar que em algum momento da relação (inconscientemente) a gravidez foi desejada por ambos para que pudesse acontecer. Entretanto, a partir do momento que a mulher certifica-se da gravidez, tudo em sua vida se torna diferente. Seja qual for a decisão, de levá-la a termo ou não, esta repercutirá de modo marcante e profundo nas pessoas envolvidas.

Durante nove meses estará se instalando, no casal grávido, uma nova identidade. Deixarão de ser apenas filhos para tornarem-se, também, pais.

As dúvidas e os temores que suscitam nesse período são muito naturais e esperadas, pois toda mudança envolve perdas e ganhos. A quê deverão renunciar e o quê poderá ser preservado.

De acordo com Volpi (2002), tanto quanto o físico feminino estar maduro para abrigar o óvulo fecundado é imprescindível quanto uma preparação emocional e energética para acolher este novo ser.

No entanto, a gravidez pode ser vivenciada pelos futuros papais e mamães, com menos ansiedade e culpa e mais alegria e prazer. E esse programa tem por finalidade proporcionar essa harmonia, tranqüilidade, conhecimentos e segurança em relação à gravidez, bem como puerpério.

PROCEDIMENTOS:

• Serão realizados encontros mensais, num total de 05 encontros, com duração de 2 (duas) horas;
  • Os encontros acontecerão em dois momentos:

– 1º momento: explanação teórica;

– 2º momento: sensibilização (prática);

• Cada gestante terá uma ficha de identificação pessoal numerada, para sorteio de brindes nos encontros;
  • Será oferecido a cada gestante um caderno explicativo com todos os assuntos abordados nos encontros e outras informações pertinentes;
  • Será oferecido um certificado de participação às gestantes que obtiverem freqüência até 75% no Programa;
  • A gestante que participar de todos os encontros e realizar o pré-natal corretamente receberá um kit (bolsa, cobertor, tip-top, fraldas descartáveis, e outros)
  • A Avaliação do Programa será realizada pelas gestantes no final do 5º (quinto) encontro;

RECURSOS HUMANOS:

• Médica ginecologista-obstetra;
  • Psicóloga;
  • Nutricionista;
  • Fonoaudióloga;
  • Odontólogo;
  • Enfermeira;
  • Acadêmica de Enfermagem;
  • Acadêmica de Educação Física.

RECURSOS MATERIAIS:

• Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo;
  • Computador;
  • Data show;
  • Bolinhas para massagem;
  • Bolas grandes;
  • Colchonetes;
  • Brindes: roupinhas, brinquedos, fraldas, etc.
  • Lanches.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

TEMA

PALESTRANTE

27/06/2007

• Sintomas gravídicos e modificações corporais da mãe durante a gestação;
  • Desenvolvimento emocional e embrionário do bebê;
  • A importância do pré-natal: exames, vacinas consultas, licença e auxílio à maternidade.

• Marcela A. Czerniak

Acadêmica do Curso de Enfermagem:

25/07/2007

• Educação Alimentar Educação Alimentar na Gestação e puerpério: mitos e verdades.
  • Atividade física durante a gestação e puerpério.
  • Sexualidade na Gestação e no pós-parto.

• Mylena Conceição

Nutricionista

• Daniela da Silva

Acadêmica do curso de Educação Física.

• Regeane Polakoski

Enfermeira (PSF)

29/08/2007

• Sinais e Sintomas do trabalho de parto.
  • Parto: tipos de parto, anestesias e mitos.
  • Aspectos fisiológicos do puerpério.
  • Depressão pós-parto.

• Patrícia Hoffmann

Médica ginecologista-obstetra.

26/09/2007

• Os primeiros dias e meses de vida do bebê: desenvolvimento emocional, vacinas, teste do pezinho, crescimento.
  • A importância da amamentação.
  • Os cuidados com a higiene corporal da mãe e do bebê.

• Kátia Oliskowski

Enfermeira (PSF)

24/10/2007

• Desenvolvimento da linguagem do bebê e a importância da estimulação.
  • Saúde bucal da mãe/gestante e do bebê.
  • Técnica de relaxamento para mãe e bebê.

• Marielen Revay

Fonoaudióloga

• Zeno Amaral Neto

Odontólogo

AVALIAÇÃO

A avaliação do Programa será realizada pelas gestantes no final do 5º (quinto) encontro. Será solicitado para cada gestante uma avaliação verbal e/ou escrita sobre os temas abordados nos encontros, o método que foi utilizado nos mesmos, o desempenho dos palestrantes, entre outros.

BIBLIOGRAFIA

VOLPI J.H.; VOLPI, S.M. Crescer é uma aventura: Desenvolvimento Emocional da criança. Centro Reichiano: Curitiba, 2002.

Obs.: As bibliografias serão de responsabilidade de cada profissional palestrante, que constará na Cartilha que será entregue às gestantes.

Bela Vista do Toldo (SC), Maio de 2007.

LUCIMARA PEPES

Psicóloga CRP-12/5943