Saúde lança 9ª Campanha de Vacinação Contra Gripe

 

 


Florianópolis (23/4/2007) – Todos os catarinenses acima de 60 anos estão sendo convidados a tomar a vacina contra a gripe a partir desta segunda-feira (23) até o dia 4 de maio. Como a composição da vacina contra a Influenza muda a cada ano, mesmo os idosos já vacinados em anos anteriores devem procurar um Posto de Saúde para receber, gratuitamente, nova dose da vacina. Em Santa Catarina, onde vivem mais de 480 mil idosos, o número de internações de pacientes da terceira idade caiu 22,15% desde o início da campanha, em 1999.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela campanha, a vacina contra a gripe é a principal medida disponível para a prevenção da morbimortalidade por Influenza e suas complicações. “Em idosos, a vacina é 58% efetiva contra a Influenza, doença infecciosa de natureza viral que acomete o trato respiratório e é altamente contagiosa”, explica Luis Antonio Silva, diretor de Vigilância Epidemiológica da SES.

A vacina contra a gripe também é efetiva na prevenção de hospitalizações e pneumonias, e reduz em 19% o risco de hospitalização por doença cardíaca, em até 23% o risco de doenças cerebrovasculares, em até 32% o risco de pneumonia e em até 50% o risco de mortalidade por todas as causas. No ano passado a vacinação contra a gripe atingiu 85,58% de seu público-alvo, sendo que 99,32% dos municípios catarinenses alcançaram a cobertura vacinal mínima de 70%, definida como parâmetro no Brasil.

O Dia Nacional de Mobilização para a vacinação contra a gripe é 28 de abril, e durante todo o sábado os postos de vacinação estarão abertos em período integral. Entre os efeitos colaterais da vacina estão dor local, eritema (vermelhidão) e enduração (endurecimento do tecido) durante as 48 horas que se seguem à picada. “A vacina contra a gripe é composta por vírus mortos, ou seja, incapazes de se replicar no organismo da pessoa vacinada, portanto não causa a gripe e não provoca nenhum sintoma da gripe”, esclarece Luis Antonio.

E não são apenas os idosos que se beneficiam desta vacina. Segundo o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, a vacina contra a Influenza também é indicada para pessoas com HIV, transplantados e doadores de órgãos sólidos e medula óssea, imunodeficiências congênitas, imunodepressão por câncer ou imunossupressão terapêutica, cardiopatias e pneumopatias crônicas, asplenia anatômica ou funcional, diabetes, fibrose cística, trissomias, nefropatia crônica, síndrome nefrótica, asma, doenças neurológicas incapacitantes e implante de cóclea. Profissionais da saúde, comunicantes domiciliares de imunodeprimidos e usuários crônicos de ácido acetilsalicílico também devem tomar a vacina anualmente.

Secretaria de Estado da Saúde