ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROVA DO ENCCEJA 2022

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e que atendam ao art. 38, §1º e §2º da Lei de Diretrizes e Base (LDB), a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996: tenham, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio. Para realizar a inscrição é necessário ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.
Para quem parou de estudar, o Encceja serve para:

obter o certificado de conclusão do ensino fundamental;

obter o certificado de conclusão do ensino médio.
 
É possível obter o certificado de uma só vez, caso alcance a nota mínima nas quatro áreas do conhecimento avaliadas e na redação na mesma edição do Encceja. Quem não alcança a nota em todas as áreas pode solicitar a declaração parcial de proficiência. Quando todas forem conquistadas é possível obter o certificado.
Para facilitar sua inscrição é obrigatório ter o cadastro no site gov.br, além de ter conta de e-mail e número de telefone atualizado e em mãos no ato da inscrição, além dos documentos pessoais.
Segue abaixo link para criação de conta no site gov.br:
 
https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=contas.acesso.gov.br&authorization_id=180e2bf4105 .
 
Para quem já tem conta no gov.br é preciso ter em mãos login e senha no ato da inscrição.
Vai fazer o Encceja 2022? Então, fique atento! As inscrições começam em 24 de maio e vão até 4 de junho.
As inscrições podem ser realizadas via internet, pelo celular ou computador ou podem ser realizadas diretamente na Secretaria Municipal de Educação de Bela Vista do Toldo.